Como começar na estética: Vender vários procedimentos ou um só?
Como começar na estética? Devo oferecer vários procedimentos logo no início ou focar em apenas um? Clique aqui e confira a resposta.
Como começar na estética? Devo oferecer vários procedimentos logo no início ou focar em apenas um? Neste conteúdo, responderemos a essa pergunta e daremos muitas outras dicas sobre o assunto. Leia até o final para não perder nada!
Como começar na estética: Como implementar os primeiros serviços?
Como começar na estética? Uma das principais dúvidas dos profissionais iniciantes é se devem oferecer um ou vários procedimentos.
Com base em nossa experiência e na de mais de 7 mil alunas, percebemos que a resposta é simples e direta: comece pequeno, focando em apenas um procedimento para seus clientes.
No início, é provável que você atenda principalmente familiares e amigos próximos. Esse conhecimento prático será muito mais eficaz se você oferecer um serviço de alta qualidade, em vez de quatro ou cinco procedimentos com pouca especialização.
Assim, você pode começar estudando e se especializando em um único procedimento, oferecendo esse serviço para o mesmo público e sendo reconhecido por isso. Só então, poderá expandir e oferecer outros serviços.
É claro que estamos falando apenas do início, pois, no futuro, quando tiver sua própria clínica, será importante oferecer mais serviços para aumentar o faturamento e gerar maior impacto na sua região.
Passo 1: Escolha uma especialização
Existem diversos procedimentos na área da estética, e o ideal é escolher um que você possa se especializar e oferecer às pessoas desde já. Por exemplo, a bichectomia, que é um procedimento específico para o rosto.
Recomendamos optar por um serviço que ainda não tenha um especialista na sua região, permitindo que você se destaque nesse nicho.
Além disso, escolha um procedimento que você consiga dominar e que tenha uma boa oferta de cursos e aulas acessíveis, facilitando sua especialização rápida e eficiente.
Passo 2: Ofereça seu serviço
O segundo passo é começar a oferecer o serviço assim que você se especializar e se sentir confiante. Se você está começando e ainda não tem clientes, recomendamos que ofereça o serviço gratuitamente para familiares e amigos no início.
Dessa forma, você elimina qualquer objeção por parte deles e, ao mesmo tempo, poderá praticar a execução dos seus serviços, identificando pontos de melhoria.
Após obter um número razoável de recomendações, será o momento de começar a cobrar pelo serviço e continuar se especializando cada vez mais.
Passo 3: Peça recomendação ou feedback
O terceiro passo é pedir recomendações ou feedback direto após realizar o serviço. Solicitar que o amigo ou familiar grave um depoimento ou mostre o antes e depois do procedimento é uma excelente maneira de valorizar seu trabalho.
Em casos onde a pessoa não teve os resultados esperados ou apontou pontos a serem melhorados, é crucial não ignorar esses feedbacks. Os melhores especialistas não são aqueles que acertam sempre, mas aqueles que observam seus erros e aprimoram continuamente.
Preste atenção em todos os detalhes: desde o atendimento, a explicação do procedimento, os resultados alcançados, as expectativas do cliente, até o ambiente da clínica. Cada aspecto conta na construção de um serviço de qualidade.
Como começar na estética: Posso começar com vários procedimentos?
Agora que já apresentamos o passo a passo, você pode estar se perguntando: quais são as vantagens de oferecer apenas um procedimento? Afinal, teoricamente, quanto mais serviços você tiver, mais clientes e mais faturamento, não é verdade? Não exatamente.
Quando tentamos vender vários procedimentos em vez de focar em apenas um no início, acabamos por não começar ou não conseguir competir com a concorrência.
Pense comigo por um momento: oferecer múltiplos serviços exige que você tenha conhecimento e se especialize em cada um deles, certo?
Isso faz com que seu investimento se torne muito maior do que deveria, já que você precisará dominar cada procedimento. Além disso, cada serviço pode demandar um equipamento específico, o que eleva consideravelmente os custos da sua clínica no começo.
Sem mencionar que não adianta ter conhecimento teórico se você não possui experiência prática. No dia a dia da sua clínica, os clientes tendem a ter preferências por um tipo de serviço, enquanto outros podem não ter a mesma demanda.
Assim, ao se tornar conhecido na sua região por um ou dois serviços, você acaba investindo muito mais do que o necessário para alcançar resultados semelhantes. No entanto, essa não é a única razão pela qual focar em um único procedimento pode ser mais vantajoso.
Quais as vantagens de vender um só procedimento?
Agora que você entendeu qual é o resultado de começar com vários procedimentos, vamos falar sobre as vantagens de vender um único procedimento.
- Experiência do cliente com mais qualidade; afinal, você verá vários casos semelhantes e saberá a resposta ou onde buscá-la antes mesmo de o cliente mencionar.
- Tornar-se especialista no procedimento escolhido. Especialistas podem cobrar mais caro porque possuem um vasto conhecimento sobre aquele procedimento.
- Melhor gestão de agenda e dos seus custos, uma vez que o procedimento requer a mesma quantidade de tempo e os mesmos recursos.
- O marketing se torna muito mais fácil, pois é direcionado apenas para um público específico, com depoimentos sobre aquele procedimento, e você saberá exatamente o que seu potencial cliente precisa.
Como começar na estética: Quando aumentar o número de procedimentos?
Para finalizar nosso conteúdo, vamos responder quando você deve aumentar o número de procedimentos na sua clínica.
Assim como qualquer produto, isso deve ocorrer quando o cliente começa a pedir e quando você se sente completamente segura em relação ao que está fazendo.
Os clientes naturalmente perguntarão se sua clínica oferece outros serviços em grande quantidade, o que pode ser um ótimo indicativo de que é hora de expandir.
No entanto, após isso acontecer, você deve se questionar: eu me sinto totalmente segura realizando o procedimento que faço hoje? Uma ótima maneira de responder a essa pergunta é reformulá-la: você se sente entediada fazendo esse procedimento?
Não estamos falando de estar cansada ou irritada por fazer o mesmo procedimento repetidamente, mas sim de ter acumulado tanto conhecimento teórico e prático que, ao ver tantos casos semelhantes, você já sabe a resposta ou como encontrá-la.
Quando você já não se surpreende mais e só precisa prestar atenção aos detalhes, esse é o momento em que você pode se considerar uma especialista. É claro que isso não significa que você deva parar de se especializar, mas sim que pode começar a oferecer outros serviços.
Gostou do conteúdo sobre como começar na estética? Também confira também nosso canal no YouTube para aprender mais sobre estratégias no mundo da estética e nossas redes sociais para ter muito conteúdo de qualidade sobre o setor de estética, saúde e beleza.