Como mensurar os resultados na clínica de estética?
Como mensurar os resultados na clínica de estética? Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre como mensurar com indicadores.
Como mensurar os resultados na clínica de estética? Depois deste conteúdo, você nunca mais terá essa dúvida, pois vamos explicar como fazer isso de forma simples e ajudar a diagnosticar o que está acontecendo com o seu negócio.
Neste conteúdo, vamos mostrar o que são indicadores e a importância dessa ferramenta para a mensuração dentro de uma clínica. Em seguida, falaremos sobre os principais indicadores que você precisa utilizar a partir de hoje e, por fim, como coletar essas informações.
Como pode ver, nosso conteúdo está recheado de informações para você e seu negócio. Portanto, recomendamos que leia até o final para não perder nenhuma informação.
Como mensurar os resultados na clínica de estética: O que são indicadores?
Como mensurar os resultados na clínica de estética? Com indicadores. Indicadores são ferramentas para medir o desempenho de alguma coisa, funcionando como uma bússola para verificar se estamos na direção certa ou se precisamos ajustar a rota da nossa estratégia.
Por exemplo, um indicador bastante simples é o quanto você faturou no mês. Ao saber essa informação, você consegue comparar com o próximo mês e todos os meses do ano.
Dessa maneira, você vai conseguir entender na prática se o seu faturamento aumentou ou diminuiu em relação ao primeiro mês e ainda se está aumentando ou diminuindo a cada mês.
Os indicadores servem como esse olhar frio sobre sua estratégia, onde não há visões positivas ou negativas, mas sim dados e indicativos claros sobre como está uma área do seu negócio. Com base na nossa experiência, um indicativo precisa ser:
- Específico e com apenas uma informação.
- Replicável, ou seja, você precisa conseguir ver a mesma informação em diferentes ocasiões.
- Relevante, ou seja, sobre uma área importante da sua clínica.
- Temporal, ou seja, aquela informação precisa ser sobre uma data específica para nos dar uma pista do que aconteceu naquele dia; afinal, precisamos interpretar os dados.
O indicador de faturamento é específico porque fala apenas do valor que sua empresa conseguiu através da venda de produtos e serviços. Não está falando sobre o seu lucro, que seria outro indicador, ou sobre os produtos mais vendidos, por exemplo.
É replicável e temporal porque você pode obter essa mesma informação fazendo apenas uma conta de soma na data que desejar. Por fim, é relevante porque é uma informação fundamental para entender onde aplicar esse dinheiro.
Como mensurar os resultados na clínica de estética: Quais os principais indicadores?
Agora que você entendeu o que são indicadores, vamos mostrar quais são os principais indicadores em cada setor da sua empresa.
Indicadores financeiros
Osndicadores financeiros são fundamentais para que a sua empresa se mantenha saudável no longo prazo e saiba os melhores momentos para investir.
- Faturamento: É o valor total das receitas da sua clínica por um período de tempo.
- Lucratividade: É o valor líquido que sobra depois de descontar todos os custos da operação por um período de tempo.
- Custo por aquisição de cliente (CAC): É o valor médio gasto para conquistar um novo cliente. Quando esse valor está muito alto, é fundamental repensar as estratégias de marketing atuais.
- Ticket médio: É o valor médio que o cliente compra por um período de tempo. Para isso, é necessário dividir o faturamento pelo número de clientes.
- Retorno sobre o investimento (ROI): É o valor líquido que você conseguiu diretamente de um investimento. Para isso, é necessário subtrair o faturamento a partir daquele investimento do valor do investimento.
Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são fundamentais para verificar como sua equipe e os serviços em si estão se saindo. Os principais indicadores nesse sentido são:
- Número de atendimentos: Quantidade de clientes atendidos por um período de tempo.
- Taxa de ocupação: Porcentagem de tempo que seus profissionais estão atendendo clientes. Para isso, é necessário dividir as horas disponíveis para atendimento pelas horas trabalhadas com atendimento e multiplicar por 100.
- Tempo médio de atendimento: Quantidade de tempo que dura um atendimento em média. Esse indicador serve para melhorar a alocação de tempo na agenda.
- Número de clientes novos: Quantidade de clientes novos atendidos por um período de tempo.
- Taxa de retenção: Quantidade de clientes que fizeram um procedimento anterior e voltam para fazer um novo procedimento. Para isso, é necessário dividir o número de clientes que retornaram pelo número total de clientes atendidos e multiplicar o resultado por 100.
Como mensurar os resultados na clínica de estética: Como coletar esses dados?
Para finalizar nosso conteúdo, vamos mostrar como coletar esses dados de forma automática. Para isso, é necessário que a sua empresa faça o investimento em softwares de gestão, também conhecidos como softwares ERP.
Esses softwares podem gerenciar agendamentos, vendas, histórico de clientes e utilizar todos os indicadores que falamos anteriormente automaticamente. Dessa forma, basta fazer a instalação e ter essas informações facilmente distribuídas na sua tela.
Claro que, dependendo do contrato feito com a empresa, você terá mais recursos em um plano e menos recursos em outro. Porém, outra vantagem é que é possível contratar empresas para desenvolver esse tipo de software com todos os indicadores que você desejar.
Se você tem um grande volume de clientes todos os meses e, portanto, uma clínica já estabelecida na sua cidade, é fundamental que você colete essas informações, porque, como explicamos, é essencial para criar uma estratégia mais refinada para sua clínica.
Porém, se sua clínica está começando agora, mas mesmo assim você deseja começar com o pé direito e coletar essas informações desde o início, mas não tem recursos ainda para esse investimento, é possível utilizar planilhas para esse processo.
Entretanto, não será feito de forma automática e, por isso, você precisará lançar todas as informações na planilha, o que pode ser improdutivo no longo prazo. No curto prazo, é uma ótima forma de começar, mas, se optar pelas planilhas, tenha em mente que essa deve ser uma solução temporária.
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