Como tratar um cliente que só quer saber de preço?
O preço é um dos fatores mais importantes na decisão… Ler mais
O preço é um dos fatores mais importantes na decisão de compra de um cliente, inclusive no mercado da estética.
Por isso, é natural que muitas pessoas entrem em contato com você apenas para saber o preço de um procedimento ou serviço.
No entanto, quando o único interesse de alguém é saber o preço, isso pode ser frustrante.
Afinal, seu objetivo é mostrar o seu trabalho e os seus diferenciais, e não apenas falar de dinheiro.
Por isso, neste artigo, vamos abordar algumas dicas de como tratar esse tipo de cliente.
Essas orientações são baseadas em técnicas de vendas e marketing, e podem ajudar você a fechar esses negócios.
Entenda as necessidades da sua cliente
Nessa etapa é bom lembrar que o que está em jogo não é o dinheiro que será gasto, mas sim quais questões da vida da sua cliente você irá resolver.
Dessa forma, algumas perguntas devem ser respondidas, como: por que ela está procurando um profissional da estética? Quais são os objetivos? Quais são as queixas estéticas? Qual resultado ela espera alcançar? Qual é o orçamento?
Ao entender a necessidade da cliente, você vai demonstrar que se importa com ela e que está comprometido em ajudá-la a alcançar os seus objetivos. Isso vai ajudar a conquistar a confiança dela e aumentar as chances de fechar negócio.
Mostre o valor do seu trabalho
Sua clientela precisa entender que o que o resultado que será entregue não diz respeito ao preço cobrado, mas sim a todo o valor que você está aplicando durante o tratamento.
Afinal, o que está sendo comprado também inclui a qualidade do seu serviço, a sua experiência e qualificação, e os resultados que você já conseguiu.
Dessa forma, você está destacando os seus diferenciais e mostrando como você pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.
Apresente suas qualificações
É importante apresentar suas qualificações de forma clara e concisa. Para que, assim, não haja dúvidas sobre o fato de que na sua clínica a cliente terá o melhor resultado.
Por isso, existem algumas técnicas que facilitam essa troca com o público.
Por exemplo: focar nos seus diferenciais, trabalhar em cima de números e dados e/ou compartilhar seus resultados.
Mas é bom lembrar que você não deve exagerar nas suas qualificações. Ou seja, seja honesta e transparente sobre o que pode oferecer.
Afinal, caso minta ou exagere, o cliente pode ficar desapontado e perder a confiança no seu trabalho.
Tenha alternativas que sejam atrativas
Outro ponto que precisa de atenção é a forma como seus produtos e serviços são apresentados. Afinal, não adianta ter o melhor tratamento do mercado e não saber como vender ele.
Por isso, é essencial saber mexer com as emoções do público para conseguir tornar ainda mais atrativo o que você tem para oferecer.
Um exemplo que sempre falamos aqui na Anjos é a criação de pacotes. Isto é, busque tratamentos que quando combinados trazem um resultados inovador.
Assim, você cria um protocolo onde as etapas são bem definidas e com prazos pré-estipulados.
Além disso, o próprio nome já deve vender qual é a ideia do resultado, como por exemplo, “Boca de Cinema”, “Projeto Fonte da Juventude” ou “Hypnotize pelo Olhar”.
Como lidar com objeções de preço
Voltando ao assunto principal desse texto, é preciso ter um jogo de cintura com sua cliente para que sua cliente mesmo que venhas apenas pesquisar os preços saía com um pacote compro.
É natural que muitas pessoas entrem em contato com você apenas para saber o preço de um procedimento ou serviço, mas vamos trabalhar para que isso não se torne frequente.
Por isso, vale lembrar que embora essa situação seja meio chata, é importante lembrar que o preço é um fator relevante para a cliente. Afinal ela quer saber se o seu serviço vale o investimento.
Dessa maneira, você precisa convencer seu cliente que seu serviço trará mais ganhos do que perdas financeiras.
Mesmo assim, se dinheiro for um problema, tente se adequar a realidade da pessoa. Oferecendo alternativas que estejam dentro do orçamento dela.
Apenas nunca se esqueça que a calma é essencial durante toda essa negociação.
Como manter a calma diante de uma cliente complicada?
Quando se trabalha com o público é quase impossível não existir situações em que todo nosso controle emocional é testado, mas é preciso saber lidar com esses casos.
Enfrentar uma cliente complicada pode ser um desafio, mas é importante manter a calma e a compostura para oferecer um atendimento de qualidade e evitar conflitos.
Ou seja, é necessário ser proativa para tentar solucionar o problema da maneira mais rápida possível. Ao mesmo tempo que saber os próprios limites e a hora de se retirar também é essencial
Aprenda a fidelizar sua clientela
A fidelização de clientes é essencial para qualquer negócio, uma vez que clientes fiéis são mais propensos a gastar mais, a recomendar o seu negócio a outras pessoas e a retornarem ao seu negócio no futuro.
O primeiro passo é o mais simples, afinal consiste em apenas oferecer serviços que sejam seguros, eficazes e personalizados para atender às necessidades do sua clientela.
Mas para saber quais são as demandas e questões do público é importante construir uma relação que te aproxime das pessoas. Além disso, não se esqueça de manter sempre um canal de comunicação aberto.
Aprenda fechar negócio com quem só quer saber de preço
Lidar com clientes que só querem saber de preço pode ser um desafio, mas não é impossível. Ao seguir as orientações deste artigo, você pode aumentar as suas chances de fechar negócio com essas clientes.
E se você quer estar sempre preparada para situações como essas, não deixe de acompanhar nosso blog.
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