Everton Pieri • 14 julho 2023

Construindo uma marca pessoal como profissional da estética: como se destacar no mercado?

A partir do momento em que se começa a trabalhar… Ler mais

A partir do momento em que se começa a trabalhar com estética passa a ser inevitável a construção de uma boa marca pessoal.

Afinal é quase impossível conseguir se destacar no mercado não tendo sua imagem como um ponto forte.

O que é a estética?

Qualquer pesquisa simples sobre o significado de estética trará duas respostas, onde uma é ligada à beleza e a outra a atividade de manter belo.

Além disso, a própria crença popular associa o conceito à ideia de corpos que são vistos como modelos a serem seguidos.

Mas o trabalho de um profissional desse ramo, não é o de melhorar a aparência física, mas o de promover a autoestima e o bem-estar emocional.

Logo, é possível concluir que o serviço não cuida somente do que está de fora, mas evidencia a beleza de fora para dentro, levando o cliente ao corpo de seus “sonhos”.

Onde você está errando na hora de divulgar seu trabalho?

A primeira coisa que você precisa fazer para crescer seu negócio de estética é entender o que está sendo feito errado na divulgação do seu produto.

Ou seja, a forma como você vende ou deixa de vender na maior parte das vezes chega a ser mais importante do que a sua capacitação.

Dessa forma é preciso reconhecer os pontos que precisam ser melhorados.

Como é o caso de uma comunicação clara com o cliente, uma vez que você precisa informar sobre os procedimentos sem falar de modo técnico, para que assim a oferta seja entendida de forma plena.

Afinal os nomes difíceis não farão o negócio ser fechado, mas poderão levar a dúvidas e confusões.

Outro fator é a necessidade de ser especialista em algo, porque ao contrário do que se imagina ter uma vasta opções de procedimentos e especialidades dificulta o processo de venda do serviço.

Uma vez que, causa indecisão no público e impede que o atendimento possa ser nichado.

Como construir uma marca pessoal?

É certo que quando se fala sobre propaganda uma das maiores verdades é que a estética vende estética.

Ou seja, a sua imagem precisa estar congruente ao ideal do belo, de uma pessoa que se cuida, que é apresentável, que está sempre arrumada, uma vez que isso transmite confiança.

Ter uma marca pessoal forte é importante, porque quem vai contratar seus serviços, não está em busca dos aparelhos que você tem, mas sim do que você irá proporcionar.

Dessa maneira, a forma como se é visto é uma espécie de exemplo do que se pode ganhar ao comprar seu produto.

A sua marca pessoal é de uma esteticista ou de uma empresária de estética?

Outros pontos que precisam de atenção é o momento do atendimento, onde, por mais que algumas pessoas já tenham uma marca pessoal forte, deixam a desejar.

Um exemplo, seria o uso em excesso do jaleco, que não é um acessório que vende credibilidade, mas sim um EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Ou seja, é preciso saber a hora de se paramentar!

O que fazer para se destacar no mercado?

Sem dúvidas, o primeiro passo para se destacar é não ser mais do mesmo.

Nesse sentido, o ponto de virada não está em querer inventar um novo procedimento ou produto, mas sim saber inovar com que você já tem.

Afinal não é só um pacote que está sendo vendido, mas toda uma experiência que visa atender as vontades do cliente.

Nesse sentido, a melhor maneira de se destacar é entender que é uma ideia de transformação que está sendo negociada.

O que você quer vender?

Nesse ponto você já entendeu a teoria sobre como construir a sua marca pessoal, mas já saberia colocar em prática?

A primeira coisa a se fazer seria determinar qual será o seu método.

O que isso significa? Pode ser a junção de dois ou mais procedimentos, pode ser por 01 ou mais meses, tudo depende do que você quer vender. Mas o importante é você vender uma transformação completa e não somente um procedimento isolado.

Vender o “método cara de ryka” vai te trazer muito mais retorno do que vender uma sessão de botox. Afinal, no seu método estará incluso, por exemplo, botox, preenchimento, sessões de colágeno, drenagem facial. Ou seja, você vende um pacote de soluções. E só você oferece esse serviço.

Mas é importante lembrar que o que está em jogo é a ideia do que você está vendendo.

Ou seja, é preciso ter todo amor e cuidado com o cliente durante o processo, mas a propaganda está no que será ofertado como resultado final.

Pra quem você quer vender?

Depois de terminar qual será sua especialidade e o plano de ação que será vendido é crucial reconhecer quem será o público consumidor.

Afinal, não adianta ter tudo definido, mas tentar vender para uma pessoa que busca redução de medidas corporais um projeto de estética facial.

É preciso conhecer seu público-alvo, por isso é importante achar o perfil de pessoas que você está buscando atender.

Nesse sentido, alguns dados são úteis, como a faixa etária, o gênero, se terá algum pré-requisito do tipo ser mãe ou não.

Tendo conhecimento sobre todos esses por menores fica mais fácil direcionar os conteúdos de divulgação e o próprio atendimento. 

Como ter uma boa marca pessoal dentro de uma estratégia de marketing?

Ter um bom marketing é indispensável, uma vez que com uma boa retórica e alguns gatilhos mentais a venda se torna certa.

No entanto, existe toda uma linha estratégica a ser seguida que garante o resultado positivo.

O mais importante você já tem: a sua marca pessoal, o que será ofertado e com quem irá negociar.

Após organizar essas informações é preciso determinar quais estratégias os seus recursos conseguem te atender.

Dessa maneira, você determina qual será o limite de gasto e a melhor maneira de direcioná-lo.

Afinal uma pessoa que tem R$200,00 e uma que tem R$50 mil adotarão estratégias diferentes.

O poder das redes sociais

Quem conta com perfil profissional nas redes sociais já bem estruturado tem em suas mãos um dos melhores recursos publicitários, uma vez que as redes promovem a divulgação gratuita e, quando bem utilizadas, deixam a marca pessoal mais evidente.

Mas é preciso ter atenção, afinal você quer e precisa gerar interesse e, na maior parte das vezes, isso não acontece na divulgação do trabalho.

Isto é, a sua imagem vende uma ideia e as pessoas devem te procurar para viver a experiência de participarem de um programa de tratamento seu.

Logo, a sua vida profissional e pessoal devem estar mescladas de uma maneira que o foco do interesse esteja na sua pessoa como uma referência. Claro, sempre mostrando sua cara de ryka!

Ou seja, na internet o maior foco não está em vender sua clínica, mas sim sua imagem pessoal. 

Seu cliente está comprando qual experiência?

Depois de tudo o que aprendeu lendo esse artigo, você já sabe qual experiência está vendendo ao seu cliente? Já sabe que a sua marca pessoal é fundamental para esse processo? 

Então, que tal aprender mais sobre como gerir o seu negócio e vender mais?

Para isso, confira os conteúdos disponíveis em nosso blog!

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