Everton Pieri • 17 setembro 2024

Estética no perfil das redes sociais: Como realizar?

A estética no perfil das redes sociais também é importante, pois ela não se limita à clínica. Clique aqui e veja como melhorar seu design.

A estética no perfil das redes sociais também é importante, pois ela não se limita à clínica. Neste conteúdo, vamos mostrar a importância de observar de perto o design da sua clínica, quais elementos merecem mais atenção e, por fim, como aplicar isso na prática.  

Como você pode ver, nosso conteúdo está repleto de informações, como sempre. Para não perder nada, é essencial ler nosso artigo abaixo até o final.

Estética no perfil das redes sociais: É importante?

A estética no perfil das redes sociais é importante, pois é a principal vitrine da sua clínica. Afinal, não adianta ter um espaço bonito e dedicado aos seus clientes, com equipamentos de última geração e uma equipe especializada, se o perfil não reflete isso, certo?  

Tenha em mente que o cliente só pode perceber o quão incríveis são seus serviços se conhecer a sua clínica, e uma das formas mais comuns de fazer isso é por meio do seu perfil. Quem nunca deu uma olhadinha no feed de uma empresa antes de contratar um serviço?  

No mundo conectado de hoje, as pessoas pesquisam sobre as empresas e também sobre a concorrência para garantir que estão fazendo a melhor escolha.  

Pense na estética do seu perfil como a primeira impressão que o potencial cliente terá. Um perfil mal cuidado pode ser pior do que não ter um perfil em determinada rede social. Imagens de baixa qualidade, cores que não combinam, fontes diferentes em posts sucessivos, entre outros problemas, podem afastar clientes.  

Quando falamos da estética do seu perfil, estamos nos referindo não apenas à beleza, mas à coerência técnica. Beleza é uma questão de gosto, mas sabemos que existem padrões estéticos, não é verdade?  

Por exemplo, algumas pessoas preferem usar maquiagem, outras não, mas uma pele mal cuidada é objetivamente algo negativo. O mesmo vale para a estética do seu perfil. Neste conteúdo, vamos explicar esse aspecto técnico da maneira mais simples possível para que você entenda tudo.

Estética no perfil das redes sociais: Quais os elementos mais importantes?

Agora que você entendeu a importância de cuidar bem da estética no perfil das redes sociais, vamos ser mais práticos e destacar os principais elementos nas suas postagens que merecem atenção. Os elementos são:

  • Cores
  • Tipografia
  • Qualidade das imagens
  • Cores

O primeiro elemento que você precisa cuidar nas redes sociais são as cores, pois elas afetam diretamente a nossa percepção. Quer uma prova? Tente imaginar uma placa vermelha sem nada escrito em qualquer lugar. Ela transmite a ideia de “afaste-se” ou “perigo”, certo?  

Dificilmente pensaríamos que uma placa vermelha indicaria “continue” ou que uma placa verde sugeriria “perigo”. As cores têm significados específicos e, no marketing da sua empresa, elas são determinantes.  

Observe que praticamente todas as grandes empresas têm uma paleta de cores. Uma paleta de cores é simplesmente um conjunto de cores harmoniosas que, quando usadas juntas, transmitem uma mensagem. A Coca-Cola, por exemplo, que você toma no fim de semana com sua família, utiliza vermelho, preto e branco.

Definir uma paleta de cores é fundamental para se utilizar a mesmas cores desde a foto de perfil, destaques, vídeos, Reels e outros conteúdos. Você pode criar a sua em segundos, clicando aqui.

Tipografia

A tipografia é outro elemento fundamental para a estética do seu perfil. Ela se refere ao estilo de fontes utilizado para títulos, subtítulos e texto corrido. Por exemplo, você pode usar uma fonte para os títulos e outra para o texto corrido e subtítulos.  

Enxergue a tipografia da mesma forma que as cores da sua marca, pois cada fonte também comunica algo de forma subconsciente para o seu cliente. Por isso, é importante escolher de duas a três fontes e utilizá-las de forma consistente em todo o seu perfil.  

Uma excelente dica é explorar as fontes disponíveis no Canva, mas sempre manter a mesma escolha em todos os conteúdos, como vídeos, Reels, etc.

Qualidade das imagens

A qualidade das imagens que mostram o resultado dos seus serviços é fundamental. Uma imagem desfocada, escura, mal enquadrada ou de baixa qualidade não transmite ao cliente o valor real dos seus serviços.  

Pior ainda, isso pode passar uma sensação de amadorismo, já que, no mundo atual, qualquer celular pode funcionar como uma câmera profissional.  

Por isso, recomendamos que você estude um pouco sobre fotografia e edição de imagens para garantir que todas as fotos dos seus procedimentos estejam impecáveis. Hoje em dia, qualquer vídeo no YouTube pode servir como um ótimo ponto de partida, e, depois, você pode procurar conteúdos mais práticos.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre trends na clínica de estética, será que ajuda ou atrapalha seguir todas? Veja a resposta nesse conteúdo.

Estética no perfil das redes sociais: Como realizar?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos apresentar um passo a passo de como realizar todas essas mudanças da forma correta, apesar de já termos dado algumas dicas anteriormente. O mais importante, após seguir o nosso guia abaixo, é manter a consistência nas escolhas feitas para sua clínica.  

A verdade é que, para preservar a estética no seu perfil, é essencial seguir as regras que você mesmo estabeleceu e só fazer mudanças seguindo o mesmo processo que vamos mostrar a seguir. Não adianta aplicar tudo e manter apenas por uma semana.

  1. Pare de postar por enquanto, pois a partir de agora suas publicações e perfil serão diferentes, então não adianta continuar com o visual antigo.  
  2. Escolha uma identidade visual pesquisando e selecionando uma paleta de cores específica, tipografia e o estilo das imagens que serão utilizados. Vale a pena criar um pequeno manual de identidade visual para definir todas as regras que serão seguidas.  
  3. Tire fotos dos procedimentos e armazene-as em uma pasta como um banco de imagens, onde você poderá utilizar essas mesmas imagens para diferentes ocasiões e publicações. Vale muito a pena contratar um profissional de fotografia ou aprender as técnicas dessa arte.  
  4. Arquive conteúdos antigos até que suas publicações apresentem apenas o novo design. Após 18 a 27 conteúdos, você pode desarquivar novamente.

Gostou do conteúdo de hoje? Também confira também nosso canal no YouTube para aprender mais sobre estratégias no mundo da estética e nossas redes sociais para ter muito conteúdo de qualidade sobre o setor de estética, saúde e beleza

 

Assine nossa Newsletter