Everton Pieri • 28 novembro 2023

Estética por amor x estética por dinheiro: qual escolher?

Em um universo dinâmico como o da estética, a escolha… Ler mais

Em um universo dinâmico como o da estética, a escolha entre atuar por amor à profissão ou em busca de resultados financeiros pode parecer desafiadora.

De toda forma, ambas as abordagens têm méritos, mas é crucial entender como equilibrar essa dualidade para alcançar o máximo sucesso no ramo.

No entanto, a pergunta persiste: é possível alcançar o sucesso financeiro ao seguir o coração e trabalhar por amor na estética, ou é necessário priorizar o aspecto monetário?

Fundamentos para o sucesso na estética

Gostar daquilo que se faz é um fundamento essencial para o sucesso duradouro na área. Isto é, exercer uma profissão; é abraçar uma paixão que se reflete no comprometimento e satisfação no trabalho diário.

Mas é preciso mais do que somente amor, ou seja, é necessário investir nas qualidades pessoais e técnicas para se destacar.

Dessa forma, o ideal é combinar todos esses fatores,  assegurando que cada procedimento seja realizado com dedicação e excelência.

O potencial lucrativo da estética

Uma coisa que não se pode negar é que a estética é um campo lucrativo, mas a chave para o sucesso financeiro está em entender qual o valor do trabalho realizado.

Além disso, descobrir qual nicho está em ascensão e que se alinha com seu estilo. Afinal, a compreensão profunda do seu campo de atuação é fundamental.

Dessa forma, o trabalho não é apenas sobre realizar procedimentos, mas também sobre entender o mercado, destacar-se em uma área específica e esforçar-se para se tornar a melhor.

Outra coisa, que define o lucro de sua clínica é o valor percebido pela cliente.

Desta forma, é preciso entender essa matemática que engloba  custo psíquico, de energia física, de tempo e monetário e que em seu valor abrange imagem, pessoal, serviços e produtos.

Criando valor na estética: palavras que transformam 

O sucesso da estética está ligado de maneira direta com a sua capacidade de vendas. Isto é, seu negócio terá sucesso se o lucro for bom e se a popularidade entre possíveis clientes for alta.

Por isso, é tão importante aprender como gerar valor para sua empresa, ou seja, saber usar as palavras e os recursos certos.

Desvendando o custo total para o cliente

Como já citado acima existe uma matemática por trás da forma como seu negócio é percebido pelo público. Dessa forma, um dos primeiros passos é entender quem são os elementos que compõem essa conta.

Custo psíquico

Só de bater o olho já é possível imaginar sobre o que esse custo fala em relação às clientes. Isto é, refere-se à carga emocional que uma pessoa pode experimentar durante um procedimento estético.

Dessa forma, inclui sentimentos de ansiedade, expectativas elevadas e até mesmo reflexões sobre a autoimagem.

Por isso é importante mostrar segurança e apoio para quem te procura para contratar um serviço. Ou seja, é preciso trazer conforto para as dores que o outro carrega ao mesmo tempo que coloca o pé no chão e as traz de volta à realidade.

Custo de energia física

Toda e qualquer situação que envolva tratamentos dos mais variados não demanda muito somente do psicológico, mas também desgasta o físico.

Ou seja, esse gasto energético representa o esforço físico que a cliente investe, seja durante a própria sessão de tratamento ou ao lidar com os efeitos pós-procedimento.

Logo, o que você enquanto esteticista puder facilitar na vida dessas mulheres deve ser feito. Afinal, quem te procura está em busca de soluções e não mais problemas para resolver.

Custo de tempo

Uma coisa que atualmente está escassa é o tempo, tantas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo e precisam ser resolvidas o quanto antes. E se na sua vida pessoal e profissional é assim, na da sua cliente não poderia ser diferente.

Tornando ainda mais claro, esse elemento da conta está relacionado ao investimento temporal do cliente, desde o agendamento até a conclusão do tratamento. 

Custo monetário

Esse custo de fato é o mais óbvio, uma vez que diz a respeito das movimentações financeiras entre sua cliente e sua clínica.

No entanto, se engloba até um pouco mais, já que trata desde o valor do procedimento em si até gastos adicionais.

É bom lembrar que o dinheiro gasto é apenas a ponta do iceberg, afinal diminuir todos os demais custos para sua clientela implica em tornar os preços mais altos também.

Valor total para o cliente na estética

Se os custos falam sobre tudo aquilo que é gasto para concluir uma negociação, o valor vem em contrapartida para evidenciar tudo aquilo que se ganha ao fechar o negócio.

Além disso, esse termo recai sobre elementos intangíveis que transcendem o básico. Como são os casos do valor da imagem, pessoal, serviços e produtos oferecidos contribuem para uma experiência completa. 

Dessa forma, para você que é uma empresária do ramo, isso significa não apenas entregar procedimentos, mas também proporcionar uma jornada que agregue valor emocional, estético e prático aos clientes.

Valor da imagem

A imagem de uma pessoa é a forma como ela se vê, logo é uma peça fundamental. E com isso seu papel é na melhoria da autoestima e confiança que o cliente obtém por meio dos tratamentos estéticos.

Valor pessoal

O valor pessoal tem como papel mostrar como alguém se sente ao fazer um tratamento em sua clínica. Ou seja, está ligada à experiência única e personalizada oferecida, reconhecendo as necessidades individuais e destacando a beleza singular de cada cliente.

Valor dos serviços

Já o valor dos serviços abrange a excelência técnica e a qualidade do atendimento, criando uma experiência memorável que vai além do resultado final. 

Valor dos produtos

Por último está o valor dos produtos que representam a contribuição tangível, como cosméticos de alta qualidade ou produtos pós-tratamento, que complementam e prolongam os benefícios do procedimento. 

Encontrando o equilíbrio perfeito: amor, competência e valor

Ao refletir sobre a escolha entre ser uma esteticista por amor ou por dinheiro, a conclusão é que o equilíbrio entre esses elementos é o verdadeiro segredo do sucesso na estética. 

Isto é, a paixão pelo trabalho impulsiona a dedicação e a qualidade, enquanto uma abordagem financeira estratégica permite uma carreira sustentável e lucrativa.

Dessa forma, a Anjos Business entende os nuances desse equilíbrio e oferece recursos e orientações especializadas para esteticistas e empresárias da estética, capacitando-as a alcançar o máximo potencial em suas carreiras.

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