Everton Pieri • 24 julho 2024

Gerenciar novas unidades da sua clínica de estética

Gerenciar novas unidades da sua clínica de estética é um desafio, mas nesse conteúdo vamos oferecer as principais dicas para esse processo.

Gerenciar novas unidades da sua clínica de estética pode ser um grande desafio, mas, neste conteúdo, vamos simplificar essa jornada para que você alcance mais faturamento e sucesso na sua região. 

Vamos abordar os pilares do recrutamento e treinamento de equipe, como fazer o marketing local das novas unidades e, ainda, a gestão diária eficiente, para que, no longo prazo, seja possível usar esse mesmo modelo com outras unidades.

Gerenciar novas unidades: Recrutamento e treinamento de equipe

Ao abrir uma nova unidade, o recrutamento e o treinamento de equipe serão fundamentais. Afinal, muito provavelmente você estava com os mesmos profissionais desde o início e estabeleceu uma relação de confiança, não é verdade? 

Dessa maneira, é essencial buscar as mesmas qualidades que você encontrou na sua equipe atual, mas entender que esses novos profissionais não terão o mesmo conhecimento e jogo de cintura que sua equipe tem hoje. Para formar uma nova equipe para sua unidade, siga os passos abaixo.

Procure profissionais com os mesmos valores e habilidades técnicas

Em vez de procurar profissionais que sejam “versões” dos membros da sua equipe atual, busque profissionais com os mesmos valores e habilidades técnicas necessárias para começar na sua equipe. 

Por exemplo, valores como lealdade, compromisso, responsabilidade e outros que você considera importantes. 

Tente identificar na sua equipe atual quais são os valores que você tanto admira e procure esses mesmos valores nos candidatos. As habilidades técnicas são teoricamente mais fáceis de avaliar, pois estão presentes no currículo do profissional.

Invista em treinamentos específicos

Após contratar colaboradores com um bom currículo e os valores que você admira e compartilha, invista em treinamentos específicos sobre os protocolos da clínica de estética e em treinamentos regulares para aumentar o conhecimento técnico da nova equipe. 

Talvez, no primeiro treinamento, a equipe ainda esteja se conhecendo e ganhando a confiança uns dos outros, mas, com o tempo, a equipe se tornará mais coesa e tão produtiva quanto a sua primeira equipe.

Gerenciar novas unidades: Como fazer marketing local?

Um dos principais desafios nos primeiros meses de uma unidade recém-inaugurada é conseguir clientes para manter a operação nessa nova unidade. Nós solucionamos essa questão amplamente com o marketing local, direcionado para as pessoas da região onde a unidade foi aberta.

Utilize da autoridade da sua clínica 

Se sua clínica decidiu expandir os negócios, é porque tem demanda e, se tem demanda, sua clínica possui uma grande autoridade na região, não é verdade? Portanto, é interessante usar essa autoridade para atrair clientes para a segunda unidade. É possível fazer isso de diversas formas:

  • Descontos para os primeiros clientes: Para começar na região com o pé direito, é interessante que sua empresa ofereça um desconto para os primeiros clientes. O ideal é que esse desconto seja por tempo limitado ou em um número limitado, para gerar a sensação de escassez.
  • Promoção sob indicação: Os clientes que indicarem amigos e familiares que venham até sua clínica também podem ganhar um desconto, tanto para a pessoa que indicou quanto para o indicado.
  • Mostrar conveniência: Muito provavelmente, alguns clientes da sua primeira clínica moram um pouco mais afastados. Informar a esses clientes sobre a existência de uma unidade mais próxima demonstra conveniência e pode levar o cliente de uma unidade para outra.

É claro que existem outras formas de chamar a atenção de pessoas na região e levar clientes da primeira unidade para a segunda, mas essas são as principais.

Investimento em anúncios online para a região

Sempre falamos sobre a importância da criação de conteúdo no Instagram para alcançar mais clientes e alavancar os negócios da sua clínica. Porém, os anúncios online também são muito eficientes para conseguir mais clientes no curto prazo. 

Esses anúncios aparecem em todas as redes sociais, entre um story e outro, entre uma publicação e outra, e entre um vídeo e outro. É possível direcionar esses anúncios para que apareçam apenas para pessoas do bairro onde a nova unidade está localizada.

Por serem anúncios online, é necessário investir nessas plataformas. Dessa forma, tudo depende do quanto sua empresa consegue investir no momento para ampliar a base de clientes.

Gerenciar novas unidades: Gestão diária eficiente

Para finalizar nosso conteúdo de hoje, vamos falar sobre a gestão diária, que é a espinha dorsal de qualquer negócio que deseja se estabelecer e crescer. Afinal, o que falamos anteriormente é fundamental no curto prazo, mas a gestão diária é essencial para o longo prazo.

Invista em um sistema de produtividade e estoque

Primeiramente, invista em um sistema de produtividade e gestão de estoque para a equipe. Basicamente, são sistemas ERP para gerenciar seu negócio, softwares de computador que controlam finanças, estoque de produtos, serviços e outros aspectos da empresa.

Isso é fundamental porque, em uma nova unidade, mesmo com uma equipe incrível, você não consegue ter o mesmo controle que na unidade original. Seu olhar de perto é essencial. Portanto, ter um software ERP é essencial para automatizar esse processo.

É importante dizer que esses softwares geralmente estão no modelo de assinatura, ou seja, é necessário o investimento. Porém, por todas as automações vale muito a pena.

Reuniões regulares para feedbacks

Reuniões regulares de acompanhamento e feedback são importantes para resolver problemas ou dificuldades detectadas pelo sistema mencionado anteriormente, como baixa produtividade da equipe ou falta de um produto essencial para os serviços.

O ideal é que essas reuniões ocorram pelo menos uma vez por semana, especialmente no início da operação da unidade. É natural que haja mais dúvidas no início e que leve algum tempo para tudo se alinhar.

O mais importante nessas reuniões é abordar de maneira assertiva o que precisa ser melhorado, com uma comunicação aberta e transparente para toda a equipe. Feedbacks individuais devem ser dados diretamente aos profissionais envolvidos para evitar constrangimentos.

Além disso, é crucial ouvir dos colaboradores da nova unidade os problemas que enfrentam e suas sugestões para resolvê-los.

E para que seja ainda mais eficiente, basta acessar nossos cursos e mentorias.Além disso, para ficar por dentro de todas as novidades do momento basta acompanhar nosso blog e ficar por dentro de tudo que acontece em nossas redes sociais

Aprenda mais em nosso canal do YouTube

Assine nossa Newsletter