Everton Pieri • 11 junho 2024

Mais engajamento para esteticistas: Como ter?

Mais engajamento para esteticistas não é uma tarefa difícil no mundo de hoje, clique aqui e saiba os motivos.

Mais engajamento para esteticistas não é uma tarefa difícil no mundo de hoje. Afinal, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, e neste conteúdo vamos falar sobre as melhores estratégias para as redes sociais, com base na nossa experiência. 

Vamos discutir o que é mais importante para despertar o engajamento dos seus clientes, os melhores conteúdos para a sua audiência e ainda uma ação bastante simples, mas poderosa, para potencializar as estratégias. 

Por isso, é fundamental que você leia o nosso conteúdo até o final para não perder nenhuma informação relevante que vamos compartilhar aqui.

Mais engajamento para esteticistas: Conheça os objetivos do seu público alvo

Para ter um bom engajamento com os seus clientes na sua clínica, é necessário conhecer os objetivos do seu público-alvo. Vamos imaginar que o público que você quer alcançar são mulheres de 35 a 45 anos na sua região. 

Com isso em mente, você vai perceber que a grande maioria delas possui as mesmas necessidades e objetivos, e por isso procuram pelos mesmos tratamentos, não é verdade? Aqui está o segredo do engajamento.

Entenda os objetivos do seu público com tratamento

É necessário muito jogo de cintura e experiência para compreender os objetivos da grande maioria dos seus clientes, mas uma vez que você saiba, será possível oferecer o que eles precisam. 

O nosso objetivo aqui é fazer com que o seu seguidor na internet ou a pessoa que visita a clínica para uma consulta veja você como a grande solução para as necessidades dela. Tudo o que ela busca em termos de estética precisa estar em você.

Busque conhecimento com o tema

A parte positiva é que não é complicado trazer essa sensação para seus clientes. Basicamente, tudo que você precisa fazer é buscar conhecimento e focar em um único público-alvo. 

Quando você se posiciona como especialista para um determinado público-alvo, adquirir conhecimento sobre esse tema se torna muito mais fácil, porque, como mencionamos anteriormente, o público-alvo geralmente enfrenta os mesmos problemas e busca os mesmos tratamentos.

Entretanto, é essencial que você busque mais conhecimento, seja através do site da Anjos ou dos nossos cursos, pois assim poderá avaliar muito melhor o seu cliente e educar a sua audiência, o que é a principal forma de engajamento.

Eduque sua audiência

Você lembra que nós falamos que você precisa demonstrar que é a solução para todas as necessidades estéticas do seu público-alvo? Para fazer isso, é necessário educar a sua audiência. 

Quando falamos em educar a audiência, estamos nos referindo à produção de conteúdo que ensina e informa o nosso público-alvo nas redes sociais e os clientes que chegam na nossa clínica de estética. 

Quando estudamos e falamos com propriedade, conseguimos mostrar que temos conhecimento sobre o tema e com isso nossos seguidores e clientes confiam mais em nós. 

É claro que grande parte do conhecimento vem da experiência ao longo do tempo. Porém, quando você continuamente estuda, aplica e educa sua audiência, mais confiança você desperta e mais engajamento você terá.

Mais engajamento para esteticistas: Conteúdos para as redes sociais 

Com os primeiros passos dados anteriormente, podemos falar dos principais conteúdos que vemos gerarem mais engajamento. Isso vale tanto para as maiores clínicas estéticas do Brasil e do mundo, quanto para nossas mais de 7.000 alunas.

Mostre o antes e depois

Conteúdos de antes e depois autorizados pelos clientes são uma das melhores formas de conseguir engajamento. Afinal, as pessoas desejam ter essa mesma transformação que o seu cliente conseguiu.

  1. Peça ao cliente se pode tirar foto do antes e depois. Se o cliente não se sentir confortável, não é interessante insistir.
  2. Tire uma foto antes do procedimento e, após o procedimento, tire outra foto.
  3. Edite essas fotos para que possam ser utilizadas em vários formatos (Story, feed e Reels).

Compartilhe vídeos de processos

Compartilhe conteúdos dos processos e idealmente poste apenas no Reels, pois geralmente tem mais engajamento por lá. Esse conteúdo serve para que o seu seguidor entenda melhor sobre os processos.

  1. Peça autorização ao cliente para gravar o processo. Mais uma vez, se o cliente não se sentir confortável, não é interessante insistir. 
  2. Apenas faça a gravação do processo sem dizer uma palavra, afinal o importante é o processo em si. 
  3. Edite o vídeo inserindo uma pequena narração com a sua voz para descrever o que é feito e quando é feito.

Conte histórias de clientes

Essa é uma ótima opção para gerar conteúdo caso o cliente não tenha autorizado a gravação ou a tirada de fotos. 

É necessário contar a história de forma anônima, sem revelar nomes ou contextos que identifiquem a pessoa no seu estabelecimento. 

Afinal, a ideia não é falar sobre a pessoa em si, mas apenas sobre a situação, de modo que os seguidores que estejam na mesma situação se identifiquem. Essa é uma ótima oportunidade para informar e educar sua audiência, como mencionamos anteriormente.

Mais engajamento para esteticistas: Contato direto

Nem só de conteúdos vivem os perfis de esteticistas com muito engajamento. Na verdade, é necessário ter um contato ainda maior com o seu público e existem duas ótimas formas de fazer isso.

Responda DMs

Responder às mensagens diretas (DMs) dos seguidores é muito importante para um negócio, pois seus seguidores podem se tornar clientes a qualquer momento. No entanto, existem algumas boas práticas a serem seguidas nesse caso:

  • Trate todos com respeito e, de preferência, use uma linguagem mais formal, sem precisar ser engessado, mas também evitando muitas gírias. 
  • Responda apenas à mensagem que foi enviada, sintetizando tudo em uma única mensagem, pois enviar várias pode dar a sensação ao seguidor de que você deseja conversar por horas. 
  • Dê preferência aos seguidores mais antigos, pois eles tendem a interagir procurando comprar de você, já que já te conhecem.

Compartilhe comentários 

Compartilhar print de comentários com elogios e perguntas relevantes nos stories para que sejam respondidas. Essa prática vai aumentar o engajamento das pessoas que vão esperar também estar nos seus stories, afinal é uma espécie de reconhecimento.

Quer aprender ainda mais sobre como ter sucesso trabalhando com a estética assim como nossas mais de 7 mil alunas? Basta acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para ter muito conteúdo de qualidade sobre o setor de estética, saúde e beleza.

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