Medo e vergonha de postar: Como lidar?
Medo e vergonha de postar? No mundo de hoje, é uma necessidade. Clique aqui e veja como acabar com esse receio.
Medo e vergonha de postar? No mundo de hoje, é uma necessidade ser ativo nas redes sociais do seu negócio para atingir mais clientes e ter uma agenda cheia.
Nesse conteúdo, vamos mostrar os primeiros passos, relembrar por que é fundamental postar nas redes sociais e tentar entender qual é a origem desse receio.
Medo e vergonha de postar: Qual a origem?
Primeiramente, vamos tentar entender um pouco da origem desse receio. Todos nós nos sentimos tímidos nesses momentos, especialmente no início, por diversas razões. A principal delas é a falta de experiência.
Você provavelmente está começando a postar ou ainda não postou nenhum conteúdo nas redes sociais sobre estética, não é verdade?
Essa falta de experiência faz com que você tente prever o futuro, sempre pensando o pior: que as pessoas vão rir dos conteúdos, que ninguém vai ver os conteúdos, e assim por diante.
A grande realidade é que, por mais que você sinta aquele frio na barriga e o medo paralisante, essas hipóteses só existem na sua cabeça, no fim das contas, não é verdade?
Você provavelmente teve o mesmo sentimento quando abriu seu negócio, e essa ansiedade é normal. Porém, ela não pode nos paralisar de seguir nossos sonhos e manter nosso negócio.
Portanto, é fundamental ter jogo de cintura e vencer essa primeira barreira do medo que, acredite ou não, todos nós temos quando postamos nossos primeiros conteúdos. Um bom exercício para ver na prática é comparar os conteúdos antigos de qualquer pessoa que você admira hoje.
Muito provavelmente, a qualidade do conteúdo era inferior à de hoje, talvez a pessoa não fosse tão eloquente quanto é agora, e os conteúdos não fossem tão interessantes quanto são atualmente. Isso só demonstra que houve uma evolução, e esse primeiro passo talvez seja o mais difícil de todos.
Porém, quando ultrapassamos esse passo, conseguimos uma nova forma, abrimos espaço para nossa própria evolução e vemos que aquilo que estávamos pensando só ficou na nossa mente.
Medo e vergonha de postar: Por que é importante para seu negócio?
Um dos cenários mais comuns que vemos é as pessoas se assustarem e, com isso, deixarem de postar conteúdo, convencendo-se de que não é necessário para ter uma agenda cheia. Porém, como falamos no início, no mundo de hoje, todos os concorrentes estão produzindo conteúdo.
É importante relembrar que postar conteúdo hoje é fundamental para o seu negócio, não só porque os concorrentes também estão fazendo, mas porque as vantagens são muitas.
Visibilidade e alcance
Quando postamos nas redes sociais, temos o potencial de atingir milhares de pessoas e alcançar centenas de clientes que vão encher nossa agenda. Qual outra forma de marketing você conhece que pode proporcionar esse resultado? Exatamente, nenhuma.
Além disso, é importante dizer que isso não só vale para o seu negócio no presente, mas também no futuro. Afinal, todas as vezes que você posta conteúdo, há uma pessoa que vai entender melhor o trabalho da sua clínica de estética e pode se tornar cliente depois.
Destaque sobre a concorrência
Lembra que falamos sobre como a concorrência já está fazendo conteúdo? Então, fazer conteúdo é uma das melhores maneiras de se destacar dos concorrentes, já que sua clínica e experiência são únicas. Mesmo que o conteúdo tenha o mesmo tema, garanto que o seu será diferente.
Além disso, sua especialização ao longo do tempo fará com que seus clientes tenham uma experiência diferente, e isso pode ser uma vitrine para mostrar que sua clínica é distinta das demais.
Credibilidade e confiança
No mundo de hoje, a forma mais fácil de conquistar a confiança e mostrar credibilidade para um completo desconhecido na internet é através do conteúdo. Afinal, é apenas por meio do conteúdo que você pode demonstrar seu conhecimento e experiência para alguém que está do outro lado da tela.
Ao longo do tempo, ao acompanhar seu perfil, quando essa pessoa se interessar em fazer um procedimento, ela pensará na sua clínica de estética para começar.
Se você continuar de forma consistente e com conteúdo de qualidade, você se tornará uma autoridade na sua região e nem lembrará quando tinha receio de postar seu primeiro conteúdo.
Medo e vergonha de postar: Primeiros passos
Para finalizar nosso conteúdo, vamos oferecer os primeiros passos práticos para reduzir o estresse e superar essa barreira de receio de uma vez por todas.
Comece apenas com imagens
Se você não deseja aparecer em frente à câmera no primeiro momento, pode usar apenas imagens com o logo da sua clínica e criar conteúdos através de imagens e texto. O mais importante nesse início é tornar essa prática constante e regular.
Dessa forma, estabeleça uma meta semanal de quantos conteúdos você precisa postar, de acordo com a sua agenda. O essencial é que seja uma meta realista e que você consiga manter. Assim, você terá uma ideia de como é postar toda semana e, ao longo do tempo, vai se acostumar com as curtidas e comentários.
Use ferramentas de agendamento
Ferramentas de agendamento são ótimas não só para garantir a constância, mas também para reduzir o estresse. Afinal, algo que vemos bastante é que ao postar um conteúdo, muitas vezes queremos saber imediatamente o que as pessoas estão achando.
Com ferramentas de agendamento, você consegue reduzir o tempo online e ainda garantir uma presença consistente nas redes sociais. Neste momento, é interessante que você experimente gravar alguns vídeos curtos, como Reels ou TikToks.
Faça lives
Lives são uma ótima forma de impedir aquela prática de começar a gravar um vídeo e parar no meio porque errou e acha que não está bom o suficiente. Afinal, uma live está acontecendo em tempo real e não há botão de pausar.
Pode parecer intimidador demais, mas faça lives apenas quando você se sentir mais confiante e pronto para ir para o próximo nível. A dica aqui é começar a live e já falar sobre o tema que você deseja discutir ou dar dicas.
A primeira live pode ser um pouco assustadora, mas depois ficará melhor. Ao longo de algumas transmissões ao vivo, tudo será mais fácil de gravar, inclusive vídeos, stories e outros tipos de conteúdo em vídeo.