Everton Pieri • 16 julho 2024

Negócio no ramo da estética: Pontos fundamentais para considerar

Negócio no ramo da estética pode ser um desafio quando não sabemos o que seguir. Clique aqui e veja os pontos fundamentais para considerar.

Negócio no ramo da estética pode ser um desafio quando não sabemos o que seguir. Por isso, neste conteúdo, vamos falar sobre os pontos principais que você deve considerar ao abrir sua clínica.

Vamos abordar os pontos fundamentais da gestão financeira, os aspectos principais a serem considerados no marketing digital da sua empresa e o essencial para sua capacitação.

Se você conseguir ter sucesso nesses três aspectos, é quase certo que sua clínica estética se tornará um grande negócio, e faremos o máximo para que isso aconteça.

Negócio no ramo da estética: Pontos fundamentais na gestão financeira

A gestão financeira é a espinha dorsal de qualquer negócio, não é verdade? E claro, no nosso mercado não é diferente. É preciso começar por ela e ter um controle rigoroso de todas as finanças do seu negócio para garantir a saúde da sua empresa.

Controle de custos

É muito importante definir bem quais são os seus custos fixos e variáveis. Isso inclui o aluguel da sua clínica, salários de colaboradores, contas de água e luz, e também os insumos nos tratamentos estéticos. 

Todos sabemos que a soma de todos esses custos mensais não pode ultrapassar seu faturamento. Afinal, se ultrapassar, significa que seu negócio infelizmente não será duradouro. Se isso está acontecendo na sua empresa agora, é fundamental precificar corretamente.

Precificação correta

A precificação é fundamental, especialmente em serviços. Calcular o preço correto é vital para garantir que você cubra os custos de manter sua clínica estética, como discutimos anteriormente, e ainda garanta um lucro no fim do mês.

Ter lucro em qualquer negócio é muito importante porque essa “gordurinha” pode ser necessária no futuro para investimentos ou mesmo para lidar com imprevistos. A melhor forma é anotar todos os custos e garantir um lucro de 5% a 20% sobre esse valor.

Reserva de emergência

Todo negócio saudável opera com uma boa reserva de emergência, ou seja, aquele valor destinado para cobrir imprevistos que acontecem mais cedo ou mais tarde em qualquer negócio.

Geralmente, o valor ideal é ter uma reserva de emergência que corresponda ao custo médio de 12 meses do seu negócio. 

Uma reserva de emergência assim consegue garantir que seu negócio continue funcionando mesmo nos momentos mais difíceis, evitando o fechamento da sua empresa.

Negócio no ramo da estética: Pontos fundamentais no marketing digital 

Agora que você entendeu os pontos fundamentais para a gestão financeira, podemos falar sobre o marketing digital da sua clínica de estética.

Ofereça dicas relevantes nas redes sociais 

Conteúdos nas redes sociais precisam ser relevantes para seus futuros clientes, e isso parece óbvio, não é verdade? Porém, o que vemos na prática é que alguns profissionais tentam esconder as dicas transformadoras dos clientes com medo de que roubem suas técnicas ou que o cliente não compre.

Entretanto, pense comigo: você acompanharia a Anjos Business se nós não oferecemos dicas e estratégias de graça que funcionassem? Provavelmente não.

No marketing digital de hoje, não se pode chover no molhado; é necessário dar o ouro para o cliente e gerar autoridade. Afinal, mesmo com as melhores dicas que o cliente pode seguir em casa, ainda será necessário que ele(a) visite sua clínica de estética.

Porque só sua clínica possui os materiais adequados, você possui o conhecimento prático que o cliente não tem, sua clínica possui os aparelhos específicos para determinados procedimentos, e certos procedimentos só podem ser feitos por profissionais como você.

Quando pensamos por esse lado, é importante sim que você ofereça dicas relevantes nas redes sociais para que o cliente veja você como uma autoridade e saiba onde buscar mais.

Equilibre anúncios online com SEO

Explicando de forma simples, SEO são técnicas para aparecer mais para mais pessoas. Quando você utiliza essas técnicas nos seus artigos do site, postagens nas redes sociais e outros lugares, você consegue alcançar mais pessoas e naturalmente vai conseguir mais seguidores e mais clientes.

Porém, é fundamental que, à medida que seu negócio cresça, você equilibre os anúncios online com essas técnicas de SEO em seus conteúdos. Os anúncios online são aqueles que você vê nas redes sociais, entre os stories, o famoso “arrasta para cima”. 

Esses anúncios aparecem para as pessoas que têm interesse nos serviços da sua clínica e tendem a comprar de locais semelhantes ao seu.

Ou seja, ao invés de preparar uma estratégia a longo prazo de conteúdo, o anúncio tende a aumentar as vendas do seu negócio, ou pelo menos a procura pela sua clínica. 

O ideal é equilibrar os dois, porque somente com conteúdos relevantes, como mencionamos anteriormente, junto com as técnicas de SEO, você consegue gerar autoridade. Os anúncios online bem feitos servem para aumentar as vendas no curto prazo.

Porém, é fundamental que você tenha esses conhecimentos ou contrate profissionais com conhecimento técnico para usar essas estratégias da forma correta. Claro, estamos falando disso quando sua agenda estiver cheia, mas é importante que você enxergue o cenário a longo prazo.

Negócio no ramo da estética: Pontos fundamentais na capacitação

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre os pontos fundamentais na capacitação, e o que precisamos deixar claro já de início é que a capacitação não para. 

Dessa maneira, é essencial que você faça cursos e obtenha certificações para melhorar os serviços do seu negócio, além de continuar se atualizando sobre as últimas técnicas no universo da estética. 

Por fim, algo que poucas pessoas mencionam, mas que é fundamental para a capacitação, é o feedback dos clientes.

O feedback dos clientes é uma fonte rica de informações sobre a qualidade dos seus serviços, ajudando você a entender onde pode melhorar, o que é mais urgente e o que pode esperar um pouco mais.

Sempre há mais conhecimento estratégico para aprender no nosso ramo, assim como há conhecimento técnico para realizar um melhor serviço. Mas quando falamos de agenda cheia e faturamento, há um só lugar para isso: a Estética Ryka.

Para isso, recomendamos o nível Gold da Estética Ryka, o nosso programa de aceleração de negócios para você, profissional da estética, que fatura 10 mil reais por mês ou menos e deseja aumentar seu faturamento para mais de 30 mil reais por mês.

Esse é o primeiro nível em uma jornada que vamos pegar na sua mão e mostrar a direção para tornar a sua clínica estética reconhecida e faturando acima de 100 mil reais por mês com mentoria Anjos Black

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