Precificação: estratégias eficazes para o seu negócio
Para tudo que se comercializa existe um preço, mas nem… Ler mais
Para tudo que se comercializa existe um preço, mas nem sempre a precificação acontece de forma eficiente.
Devido a isso, pode ser complicado crescer em um mercado competitivo.
Por isso, conhecer sobre a precificação é um diferencial capaz de mudar realidades e, neste conteúdo, trouxemos algumas estratégias eficazes para você precificar o seu trabalho!
Confira a seguir!
O que é a precificação?
Ao entrar em uma loja ou contratar um prestador de serviço ambos terão uma variável em comum.
Isto é, irão te informar o preço cobrado pelo produto ou atividade. Mas, você sabe como funciona essa precificação?
Quando se é dono de um negócio seu objetivo é trabalhar com aquilo que gosta, mas obtendo um retorno monetário positivo. Ou seja, você busca encontrar um valor que atenda às suas necessidades e aos recursos do seu cliente.
Logo, pode-se concluir que a precificação é uma ciência que busca entender quais os gastos necessários para que exista um produto a ser vendido. E a partir disso definir um valor para ser o lucro dessa comercialização.
Você sabe precificar o seu trabalho?
Na maior parte das vezes é difícil mensurar qual o valor do trabalho de alguém em dinheiro, afinal grande parte do tempo essa quantia é um tabu na sociedade.
Desta maneira, você pode falar que o serviço é importante e a pessoa o faz muito bem, mas não é comum conseguir colocar isso em números de forma precisa.
Além disso, algumas coisas são muito individuais e subjetivas.
Por exemplo, o que é, para você, ganhar bem?
Para João pode ser o suficiente para sair todo final de semana e viajar nas férias, mas para Maria diz mais sobre a oportunidade de estudar, expandir seu negócio e poder passear com sua família.
Diante de tudo isso, é preciso entender que o seu valor somente você consegue calcular.
Afinal, a única pessoa que sabe o tempo que passou aprendendo, se dedicando a aperfeiçoar suas técnicas e a forma como se empenhou para crescer seu negócio é aquela que está diante do seu reflexo no espelho.
Precificação para os profissionais da estética: como fazer?
O valor de um procedimento leva em conta uma série de fatores, pré e pós estabelecidos.
Um desses exemplos seriam os impostos, que varia sua cobrança de acordo com o regime que está, podendo ser sobre o lucro presumido ou lucro real.
Além disso, também deve ser levado em conta o tempo gasto em cada sessão e os recursos necessários.
Ou seja, deve estar incluído despesas com EPI, locação, energia, cursos necessários e os demais colaboradores essenciais.
Por fim, após ter tudo definido e calculado é hora de trabalhar em cima da margem de lucro.
Dessa maneira, é o momento de definir um valor que seja saudável para você enquanto profissional e para a percepção do seu cliente.
Quais os seus gastos?
Para calcular o caixa de uma empresa é necessário ter estabelecido os débitos e créditos.
Com o objetivo de simplificar esses dados, um dos primeiros passos seria determinar quais despesas são fixas.
Isto é, o quanto você paga para manter o espaço, contando com aluguel, condomínio, energia e água, internet, telefone, etc.
Após definir o que já esperado mensalmente é hora de calcular os gastos variáveis.
Desta maneira fica mais fácil construir um bom caixa que suporte fatos inesperados e também garante que seja simples a possibilidade de expansão do negócio.
Qual sua margem de lucro?
Após determinar os gastos que seu negócio de estética tem mês a mês é hora de projetar o que se espera como lucro.
Ou seja, é o momento de definir uma entrada de capital saudável para sua empresa.
Nesse momento é onde você deve sentar com um caderno e indicar em números os valores que serão necessários para garantir o sucesso de sua empresa.
Não só isso, como também estipular o que avalia como um preço justo para seus procedimentos.
Como aumentar o ticket médio de um profissional da estética com a precificação?
Quando se fala sobre negócios bem sucedidos uma das frentes avaliadas é o ticket médio.
Mas, afinal, o que significa esse conceito?
Para as empresas, esse é um dos principais indicadores de desempenho, uma vez que mostram o gasto médio que seus clientes têm em sua clínica.
Dessa forma, é preciso encontrar um método que vise aumentar esse índice, e que, por consequência, também irá ampliar a margem de lucro.
Ou seja, é importante criar uma forma de se destacar no mercado da estética que permita cobrar mais.
Assim, uma das formas mais eficientes de se destacar é desenvolver um método, que nada mais é do que um conjunto de procedimentos com um objetivo.
Por exemplo, você criaria o método “Fonte da Juventude” no qual, em alguns meses, a pessoa pode rejuvenescer até 10 anos.
Nesse método, você pode incluir, por exemplo, um cronograma de botox, sessões de limpeza de pele e peeling.
Além disso, o método também pode incluir um kit de skincare completo para que a cliente continue o tratamento em casa.
Assim, a cobrança pelos procedimentos, cremes e sabonetes não ocorreria de maneira tradicional, uma vez que o que está negociado não são exclusivamente esses itens, mas, sim, todo um método que trará os resultados que a cliente procura.
Isso quer dizer que a cliente percebe um maior valor agregado, como se ela estivesse em vantagem, pagando barato pelo o que irá receber, o que resulta no aumento do ticket médio do seu negócio.
O que é uma precificação justa?
A definição de preço justo é a garantia de equilíbrio entre o valor percebido pelo cliente e os custos necessários.
Dessa forma, o preço fala sobre todos os valores necessários para a boa execução da tarefa, incluindo a margem de lucro, mas também está ligada com a visão que quem está de fora tem sobre o procedimento, o profissional e a empresa.
Logo, é uma questão subjetiva que tem como lógica a capacidade de se vender algo além do que o dinheiro paga.
Como manter uma margem de lucro saudável?
Para manter uma margem de lucro saudável é preciso fazer o cliente entender o valor agregado do que você está oferecendo.
Assim, é preciso construir e vender uma imagem que seja atrativa ao público.
Lembre-se sempre: a estética vende estética!
Dessa maneira, o valor percebido sobre o produto passa a crescer de modo exponencial.
Além disso, a criação de métodos também é bem positiva nessa construção.
Uma vez que, ao se trazer uma inovação para o mercado e se tornar uma referência da área também torna esse momento da precificação mais saudável.
Logo, a melhor maneira de crescer a receita de sua empresa é melhorar a maneira como seu negócio é vendido e divulgado.
E não se esqueça que a experiência de consumo também é um diferencial na propaganda do boca a boca.
Qual valor seu cliente dá para o seu trabalho?
O preço que se cobra para realizar certo serviço, não será de modo obrigatório o valor dele.
Isso quer dizer que o preço está no valor, mas não o inverso.
Ou seja, a percepção que seu cliente deve ter sobre o que está pagando tem de estar além do número debitado.
A imagem de um bom profissional, métodos revolucionários e um bom atendimento, trazem aos olhos do público uma noção de custo diferente.
Se portar como uma pessoa de destaque que promove a diferença é o ponto de diferença que irá garantir uma boa margem de lucro.
Agora que você já sabe como precificar o seu trabalho, que tal aprender mais como estruturar o seu negócio como profissional da estética?
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