Régua de Relacionamento na estética
Monte e administre estrategicamente uma régua de relacionamento com as suas clientes, e tenha um trunfo das clínicas de grande sucesso.
Um tema importante a compreender é a régua de relacionamento, pois a mesma forma que é preciso esquentar o lead para fechar um negócio, é preciso medir com essa régua de relacionamento e entender como ela funciona.
Não tem problema nenhum querer vender o tempo todo para alguém, mas tem muito problema quando se tenta vender rápido demais.
A venda imediata, muito rápida, pode acabar atrapalhando e matando o comercial. E se ao invés de ficar fazendo vendas o tempo todo passasse esse tempo engajando as pessoas? Engajando 90% do tempo, deverá ser capaz de vender nos 10% restantes.
Os produtos geralmente têm de alguns meses a um ano de duração, contudo, é preciso esticar a régua de relacionamento com a cliente para além desse tempo. Ao esticar o funil de relacionamento, pode-se inserir mais duas categorias.
Dessa forma, ela ficará com:
- mensagens,
- conversas,
- agendamento,
- consultas,
- vendas,
- upsell,
- novas vendas e
- indicação.
Os três últimos dependem diretamente dessa régua de relacionamento.
Não é sobre ficar falando o tempo todo o quanto o seu produto é incrível, mas colocá-lo em prática e ajudar as clientes. É importante tentar mantê-las interessadas no processo com brindes e benefícios extras que as tragam mais para perto, deixando com gostinho de quero mais.
Alguns meses de atendimento de um produto é um tempo considerável para agradar a cliente e mostrar para ela que o serviço oferecido vale a pena. A oferta pode ser feita perto do final deste tempo.
Oferta x promoção:
Vale lembrar que a oferta é diferente da promoção. Essa é a grande sacada da régua de relacionamento, ajudar a pessoa a ter resultados, a chegar aonde deseja e oferecer a oportunidade para que ela dê o próximo passo.
No caso da estética, se o serviço vendido for emagrecimento, depois de finalizado, pode-se oferecer o tratamento para gordura localizada, por exemplo. Se for de limpeza de pele, o próximo passo é vender um botox, uma harmonização facial e assim por diante. O grande ponto é ajudar as pessoas além do que foi pago para ajudar inicialmente.
Esse engajamento é necessário para que quando oferecer um novo produto, a cliente compre de olhos fechados devido à confiança que possui. Isso faz com que aumente a conversão.
Dica:
Uma dica de como começar esse engajamento é mostrar os stories para a cliente. Depois de um certo tempo, chamá-la para um grupo VIP com conteúdos exclusivos. Colocá-la em desafios e manter a tratativa individual resolvendo problemas da cliente também fazem com que essa proximidade cresça.
Situações como ajudá-la a organizar as finanças, organizar horários e lidar melhor com o marido não são parte do trabalho da profissional da estética. Mas se a pessoa receber ajuda, ficará cada vez mais engajada e se ela ficar cada vez mais engajada, vai comprar mais vezes ou pelo menos indicar o seu serviço.
Apesar do engajamento, nem todas as pessoas irão comprar o seu tratamento. Isso é importante lembrar, uma vez que existe o funil justamente para filtrar. Porém suas chances aumentam quando se tem mais pessoas engajadas nesse funil.
Se a parte do funil que está com deficiência está bem engajada, recebendo conteúdo de qualidade, a deficiência será resolvida, é só uma questão de tempo.
Conheça a nossa Escola: Estamos aqui para te inspirar a mudar seu relacionamento com os clientes e com isso aumentar suas vendas e seus resultados. Se você gostaria de saber mais, de ter exemplos práticos e um passo a passo para fazer isso clique nesse link abaixo e saiba mas sobre nossos cursos. www.escolaanjosbusiness.com.br
Veja também outro artigo em nosso blog: Por que investir num negócio de estética?