Everton Pieri • 26 maio 2023

Os 10 maiores erros numa clínica de estética

Destacamos a falta de um objetivo e nicho claro e objetivo como também a falha de atualização e especialização no seguimento.

Um Primeiro erro é não saber aonde se quer chegar.

10 maiores erros na estética

Quando perguntadas, muitas de nossas alunas dizem que seu objetivo é serem reconhecidas e para alcançar um objetivo é preciso ter clareza sobre ele e saber onde se quer chegar. É saber quanto se quer faturar, que tipo de clínica quer ter, que tipo de casa, qual carro se quer dirigir, quanto se quer ganhar mensalmente, que viagens deseja fazer, etc.

A clínica não deve ser a coisa mais importante na vida de ninguém porque ela deve servir ao mais importante.

Quando a clínica não servir o mais importante, não importa quanto dinheiro se ganha, a vida não vai mudar, não será preenchida de verdade.

Um segundo erro é não ter um nicho, um seguimento de mercado, claro e definido.

“Quem vende para todo mundo não vende para ninguém!”

Na estética, agenda lotada não significa ganhar muito dinheiro, ao contrário, o que faz ganhar dinheiro é atender poucas pessoas muito bem.

Outro erro, o terceiro é não se especializar.

O mais comum na estética é a pessoa fazer vários cursos em nichos e especialidades diferentes para tentar atender tudo que a cliente quiser buscar.

Esse é um grande erro, dentre os 10 maiores erros numa clínica de estética, porque não é possível se tornar autoridade e se diferenciar em algo dessa maneira.

Um quarto erro é não desenvolver a própria marca.

Um método próprio, um protocolo próprio é a maior defesa contra a concorrência que se pode ter. A vida é única. A cliente é única. A transformação precisa ser única.

Temos um quinto erro que é buscar o curto prazo.

Não existe a técnica milagrosa de vendas que vai fazer com que se venda para qualquer pessoa o tempo todo.

Para fazer um negócio crescer de fato é preciso pensar no longo prazo. Não se fica rico de um mês para o outro. Um mês pode até ser suficiente para mudar a trajetória de vendas de uma clínica, mas o mais provável é que esse processo dure cerca de 6 meses para começar a mostrar resultados mais precisos.

 

O cliente precisa de um acompanhamento do profissional

Um sexto erro é não ter direcionamento.

Da mesma forma que o cliente precisa de um acompanhamento do profissional de estética, o profissional de estética precisa de ajuda dos Anjos. É muito comum que as donas de clínicas se sintam perdidas, mas aqui encontrarão ajuda e direcionamento.

 

Separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal.Saiba os 10 maiores erros numa clínica de estética.

 O sétimo erro é não saber aonde gastar o dinheiro que ganha.

Saiba os 10 maiores erros numa clínica de estética? Um grande erro ao começar a ganhar dinheiro é gastá-lo de forma descontrolada e não estratégica, então é preciso também separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal.

Já um oitavo erro é achar que precisa ter uma estrutura grande para ganhar dinheiro.

Muitas vezes, pessoas que possuem clínicas grandes não estão com o negócio organizado, não têm acesso, por exemplo, a markup de produtos, não têm claras as margens de lucro, não têm um processo comercial bem definido ou seja, essas pessoas não estão ganhando dinheiro. Clínica grande não é sinônimo de ganhar dinheiro.

 

Um contrato protege a empresa.Saiba os 10 maiores erros numa clínica de estética.

No nono erro, a gafe é não fazer contratos.

Para evitar que o cliente simplesmente falte à consulta que foi agendada ou desmarque em cima da hora é necessário ter um contrato onde fique claro as regras para desmarcação e cancelamento.

Um contrato protege a empresa, os produtos e a marca, entretanto é preciso ter um advogado, um jurídico auxiliando a clínica.

E por fim, o décimo erro é não ter um contador e vender sem consultar o histórico bancário do cliente.

É preciso ter um processo em que o histórico do cliente seja avaliado e onde seja verificado se ele tem acesso a crédito. Caso contrário, o risco de inadimplência, de devedores, é grande.

Enfim, faça um checklist, uma lista, e verifique quais desses erros já foram ou estão sendo cometidos neste momento.

 

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