Everton Pieri • 19 junho 2024

Stories para esteticistas: Crie histórias e não apenas stories

Stories para esteticistas é uma das melhores estratégias para crescer e encher sua agenda. Clique aqui e saiba como criar stories melhores.

Stories para esteticistas parecem ser uma das melhores estratégias para crescer e encher sua agenda. Porém, quando você cria histórias realmente envolventes, todos os seus resultados se tornam maiores e melhores. 

Algumas pessoas podem pensar que criar histórias é complicar um processo simples que é o storie. Porém, ao longo desse conteúdo, vamos mostrar como fazer isso de forma quase automática.

Stories para esteticistas: Qual é diferença entre criar story e criar histórias envolventes?

Hoje em dia, é fácil cair na armadilha de apenas criar stories, afinal, é tudo que as pessoas estão fazendo. Porém, se você deseja destacar seus serviços e encher sua agenda, precisa ser melhor do que a concorrência. 

Você já tem o conhecimento, e nós da Anjos esperamos contribuir com sua história compartilhando nossa experiência de mais de 7 mil alunas. 

Dessa forma, tudo que precisa é apenas de um pequeno reajuste e tudo começa entendendo a diferença entre uma história realmente envolvente e apenas um story.

O que é uma história envolvente?

Você tem um filme da sua infância ou adolescência que você nunca mais esqueceu e tem até frases favoritas que você sabe na ponta da língua? Essa é um exemplo de história envolvente. 

Histórias assim conseguem passar a emoção através de uma estrutura sólida e para um público específico. 

Por exemplo, esse filme da sua infância provavelmente não é um filme que te desperta tanto interesse quanto hoje em dia. Talvez você goste de outros temas, muitas vezes temas mais sérios. Isso porque você mudou, amadureceu e, com isso, tem novos objetivos. 

Naturalmente, seu público também tem alguns objetivos específicos que você precisa alcançar para ficar na mente deles.

Por que apenas um simples story não funciona?

O story, quando era uma novidade, fazer um story significava bastante coisa. Entretanto, hoje em dia não só se tornou comum, mas facilmente replicável. 

Em outras palavras, pessoas da sua área conseguem literalmente repetir o que você disse no seu story e ganhar autoridade com isso. 

Uma informação, uma dica, até mesmo uma frase impactante. Além disso, é impossível rastrear todas as pessoas que fazem isso porque um story só fica 24 horas e ainda existem inúmeros perfis de esteticistas, mas sabem o que ninguém consegue roubar de você? Sua história.

“Esconder informações” também não vai fazer efeito

Quando começamos a pensar que pessoas podem estar nos copiando e ganhando reconhecimento com isso às nossas custas, é impossível não pensar em esconder informações. 

Porém, a verdade é que todos nós fomos ensinados e, por isso, conseguimos ensinar. No mundo de hoje interconectado, qualquer pessoa pode aprender a mesma informação por diferentes fontes. 

Dessa forma, ao invés de esconder a sua informação, mostre para o mundo da sua forma com storytelling para que toda cópia seja apenas uma divulgação do seu trabalho.

Stories para esteticistas: Quais os elementos do storytelling?

O storytelling basicamente significa contar uma história que envolva quem está ouvindo. Para que você consiga fazer isso, recomendamos que sua história tenha esses elementos.

Stories para esteticistas precisam de personagem central

O personagem central da sua história precisa ser alguém que tem um objetivo nobre. Se você é esteticista, o seu objetivo nobre pode ser cuidar dos seus clientes ou ser a ponte entre seu cliente e a melhor versão dele. 

Caso você esteja contando a história de um cliente, o motivo nobre dele é buscar sua melhor versão, aumentar sua autoestima, passar por uma fase difícil, e assim por diante. 

O mais importante é que o personagem central tenha a empatia de quem está assistindo, e há algumas formas de fazer isso.

Provocar empatia quem estar assistindo

Empatia é o segredo para todos os personagens centrais que cativam porque nos colocamos no lugar dessas pessoas, sejam elas reais ou não. Para provocar empatia, é necessário:

  • Mostrar que o personagem central é de bom caráter.
  • Mostrar que esse personagem tem desafios, mas que sabe que vai superar.
  • Demonstrar que esse personagem tem as mesmas características de quem vai ver, como idade e gênero, por exemplo.

Gatilho mental da curiosidade

Toda boa história desperta curiosidade sobre o que vai acontecer com aquele personagem central. Dessa forma, o gatilho mental da curiosidade é uma ótima ferramenta para seus stories. Existem várias formas de demonstrar:

  • Faça uma promessa de demonstrar uma novidade ou uma super dica mais tarde nos stories.
  • Crie um senso de urgência em suas histórias.
  • Use títulos intrigantes.
  • Crie discussões interessantes e aborde os dois lados da discussão.

Stories para esteticistas: Como usar a estrutura AIDA para criar histórias envolventes rapidamente?

A estrutura AIDA é o acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Essa estrutura é muito usada em vários setores e também pode ser usada para criar seus stories.

Atenção 

A atenção é ótima para os primeiros stories da sua rodada de gravação. Existem várias maneiras de chamar a atenção, desde que seja impactante ou intrigante. 

Por exemplo, como esteticista, você pode contar a história de um cliente com um problema comum, como uma acne persistente. Isso vai chamar a atenção das pessoas que têm esse mesmo problema ou se preocupam em evitar essa questão.

Interesse

Após capturar a atenção do seguidor, é importante aprofundar sobre o que prendeu a atenção, dando mais detalhes relevantes sobre a história.

  • Falar sobre as informações mais importantes do personagem central.
  • Os desafios e problemas que o personagem central está passando.
  • Mostrar soluções que o personagem central tentou, mas não conseguiu solucionar o problema.

Seguindo com o exemplo anterior, nessa fase é interessante mostrar as soluções caseiras de como tirar a acne que não funcionam e, pelo contrário, prejudicam a pele.

Desejo

A etapa do desejo é onde estimulamos o desejo dos seguidores pelo que está acontecendo com o personagem central no momento. 

É nessa fase que mostramos que o personagem central finalmente conseguiu o que queria ou solucionou o problema. 

É muito importante mostrar resultados nesse momento e descrever como o personagem central está autoconfiante agora e bem.

Ação

Por fim, a ação é convidar o seguidor para realizar uma ação. Geralmente envolve a história que foi contada anteriormente envolvendo o personagem principal. 

Um ótimo exemplo é dizer que a agenda está aberta nesta semana para tratamento, especialmente o tratamento para acne persistente.

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